sexta-feira, 7 de maio de 2010

Liars - (2006) Drum's Not Dead

   Texto escrito pelo amg Thales Lira.



   Tribal. Pesado. Denso. Todos esses adjetivos podem ser relacionados a esse álbum. Qual álbum você me pergunta, pequeno gafanhoto. Drum's Not Dead, da preferida banda psicótica-depressiva Liars.

   O disco é uma obra conceitual sobre duas forças antagônicas: Drum, o lado "positivo", criativo, prafrentex, e Mount Heart Attack, o depressivo, o estressado, em suma, qualquer um de nós que não toma prozac.

   Essa relação entre os dois é o combustível para que o álbum prossiga, alternando entre a perspectiva mais esperançosa de Drum e a depressão de Mount Heart Attack, mas não se engane achando que serão baladas de cortar o coração e canções ensolaradas, o clima geral é sufocante, bateria sempre presente em ritmo quase tribal, causando uma sensação de desconforto com poucos momentos de esperança , que é o caso de "The Other Side Of Mt. Heart Attack"; o título mostra que apesar de toda a carga negativa, Mt. Heart Attack também é capaz de fazer coisas boas. O clima dá música é sereno, com um backing vocal apoiando o quase lamento de Angus, em letras como:

 

I can always be found.

I will stay by your side,

And I want you to find me,

so I'll stay by your side.

 

   Viu? Até um maniaco-depressivo pode ser gentil. Essa canção é basicamente a redenção final, pois sendo a última do álbum, te deixa com a impressão de que apesar dos pesares, ainda existe uma esperança no mundo (Alô, Bono VOX!).

"Drum And The Uncomformable Can" tem uma bateria marcial, ditando o ritmo, em que Angus versa sobre o que o assassino tem que fazer depois de ter cometido o delito.    

  

   O clima geral é sufocante, tu esperando que a qualquer momento algo irá dar errado e a música irá descambar para uma barulheira infernal, o que não acontece, e a tensão prossegue nos quase 5 minutos te deixando cada vez mais TENSO.

Tensão é um adjetivo chave no som geral do disco, nenhuma música descamba para ápices de loucura e microfonia, o disco todo segue nessa linha da tensão, que te prende nessa aura negra, em que o menor ruído pode ser assustador, como no caso de "It's All Blooming Now Mt. Heart Attack".

   Um das mais agressivas do disco é "Let's Not Wrestle Mt. Heart Attack", que com "It Fit When I Was A Kid" poderia figurar numa pista de dança, junto com o primeiro álbum da trupe, isso se você tiver predileção por rituais satânicos e dançar em cima de corpos.

  

   Enfim, Drum's Not Dead é uma viagem densa, escura e por final redentora. Aconselho aos mais fortes de coração a ouvirem na integra enquanto caminham naquele beco escuro as três de manhã (cof cof Gordurama cof cof) e aos mais fracos, sentem, dêem o play e deixem a luz acesa, só por precaução.

   

   Pra downloadear: (2006) Drum's Not Dead


Nenhum comentário:

Postar um comentário